Quem trabalha no ramo do marketing e da publicidade provavelmente já ouviu falar no termo briefing. O briefing é um termo em inglês, utilizado para classificar um conjunto de informações sobre determinado assunto.
Para as agências e profissionais de marketing, o briefing nada mais é do que uma descrição da empresa ou marca com a qual estão trabalhando, recheado com informações sobre sua atividade profissional, seus desafios, objetivos e até mesmo recursos financeiros. O briefing é uma ferramenta muito importante para a equipe de marketing de uma empresa. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre ele!
Papel do briefing no planejamento de uma estratégia
O briefing tem um papel essencial no planejamento de uma estratégia de marketing, seja esse traçado por uma equipe interna, seja por uma agência contratada para essa finalidade. É ele que vai ajudar a definir qual é a persona que será atingida com a estratégia. Bem como, quais os objetivos desse planejamento, como a empresa quer se posicionar no mercado e até mesmo quanto eles podem investir em ações para esse fim.
Sem traçar um briefing adequado, fica difícil para a equipe de marketing saber como deve agir para alcançar os resultados esperados pela empresa que investiu naquele serviço.
O briefing é erroneamente subestimado em muitos planejamentos
Como afirmamos no tópico anterior, o briefing é um elemento extremamente importante da estratégia de marketing de uma empresa. Infelizmente, por não saberem a real importância desse documento, muitos clientes – e até mesmo alguns profissionais de marketing – subestimam o valor desse documento e, por esse motivo, prejudicam significativamente os resultados do planejamento de marketing traçado.
Fazer um briefing incompleto ou formular perguntas que não trazem informações suficientes para esse material, podem dificultar a criação da persona ideal que a marca quer atingir, a escolha dos meios de comunicação utilizados para divulgar a estratégia e até mesmo realizar os investimentos errados para conquistar os resultados.
Uma vez que esse, que é o primeiro passo da estratégia de marketing de uma empresa, está errado, todo o resto do planejamento ficará seriamente prejudicado, podendo não atingir as expectativas traçadas pela equipe.
Informações indispensáveis em um bom briefing
Apesar de parecer uma tarefa complicada, formular um bom briefing não é assim tão difícil quanto parece. Responder a alguns questionamentos básicos e essenciais já é suficiente para lhe dar uma boa noção de conhecimento da empresa ou marca com a qual você vai trabalhar, garantindo que você desenvolva uma estratégia que tenha relação com o que ela está esperando do seu time de marketing. Algumas sugestões de questionamentos são:
- Qual é o histórico da empresa?
- Qual é o objetivo do planejamento de marketing?
- Quais são as metas a serem alcançadas?
- Qual o orçamento disponível para as ações?
- Qual o perfil do público alvo a ser atingido?
- Quais as mídias que podem ser investidas?
- O que não pode ser feito?
- Quais são os nossos principais concorrentes?
- Quais são os pontos fortes da marca ou empresa?
- Existe um prazo final para entregar o resultado?
Definir um bom briefing é uma parte essencial de uma estratégia de marketing de sucesso – e uma agência de resultados pode lhe ajudar a montar esse material indispensável para alcançar seus objetivos.
Você já montou o briefing para o seu projeto? Então o próximo passo é entrar em contato com a CAMI Digital e solicitar um orçamento!
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