A internet se tornou a maior vitrine de divulgação de um negócio. De acordo com o IBGE, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados, o que torna o ambiente online o foco das estratégias das empresas. Diante dessa realidade e com o aumento do acesso à informação, tornou-se um desafio atrair a atenção do consumidor.
Se antes oferecer um bom serviço e valores atrativos eram suficientes para se destacar no mercado, hoje as empresas precisam ter uma presença marcante na internet para vencer a concorrência. Neste artigo, vamos explicar como atrair clientes por meio de algumas estratégias. Acompanhe!
O que é um lead e qual é a sua importância?
Atrair clientes na internet é um grande desafio, afinal, como fazer com que eles cheguem até o seu site em meio a tantas informações? E depois que eles já estão lá, como transformar uma simples visita em um contato efetivo? Antes de começarmos com as dicas, é importante que você entenda que o objetivo da maioria das estratégias de marketing digital é obter leads.
Um lead é um potencial cliente, uma pessoa que faz parte do seu público-alvo e interagiu com a sua empresa de alguma forma. Essa situação pode acontecer quando alguém preenche algum formulário pedindo o esclarecimento de dúvidas, solicita o recebimento de newsletter, entre outras situações. Ou seja, ele forneceu seus dados em troca de mais informações sobre a sua empresa.
Quanto mais leads você conseguir, maiores as chances de atrair clientes. E como fazer com que uma pessoa chegue ao seu site, passe informações de contato e transforme-se em um lead? É nesse momento que entra a jornada do cliente.
O que é a jornada do cliente?
Trata-se de um modelo utilizado para definir em qual estágio do processo de compra o seu consumidor está. A jornada do cliente pode ser dividida em 4 estágios: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão. Confira o que cada um significa.
- Aprendizado: a pessoa ainda não está ciente que tem um problema ou a necessidade de adquirir um serviço.
- Reconhecimento: nesse estágio, em meio a pesquisas, o consumidor tem acesso a um conteúdo que o faz perceber que existe um problema ou a necessidade de adquirir um serviço.
- Consideração: depois de identificar o problema, ele segue suas pesquisas em busca de soluções e passa a considerar a opção que mais se encaixa com suas necessidades.
- Decisão: após analisar todas as opções disponíveis, é nesse momento que acontece a decisão de compra.
Como você deve ter percebido, o conteúdo é parte fundamental na jornada do cliente. É ele que vai atrair o consumidor, guiá-lo e estimulá-lo a entrar em contato com a sua empresa. Esse material pode ser disponibilizado de várias maneiras, por meio de um blog, e-mail marketing, redes sociais, e-books, entre outros formatos.
O objetivo é sempre direcionar o consumidor para o seu site, por isso, é importante que esse canal esteja atualizado e ofereça uma boa navegação. O ideal é oferecer um site responsivo, ou seja, que se adapte a todos os tipos de telas (smartphone, tablet e PC).
Voltando ao conteúdo, cada estágio da jornada do cliente exige que esse material seja criado para estimular o próximo passo, por isso é importante considerar o funil de vendas.
O que é o funil de vendas?
Assim que o consumidor começa a pensar sobre a aquisição de um serviço, ele entra no funil de vendas. Esse processo indica qual tipo de conteúdo deve ser disponibilizado de acordo com o estágio da jornada do cliente. O funil de vendas é dividido em 3 fases: topo, meio e fundo. Confira como elas funcionam.
Topo do funil
As pessoas que estão em fase de aprendizado ficam no topo do funil. Como elas ainda não sabem que têm um problema e nem procuram um serviço, o conteúdo precisa despertar essa necessidade. A atração pode ser feita por meio de posts em um blog, por exemplo.
Meio do funil
Aqui estão as pessoas da fase de reconhecimento. O conteúdo deve mostrar como a sua empresa tem a solução para resolver as necessidades do consumidor. É interessante investir em e-books e conteúdo mais aprofundado.
Fundo do funil
Por fim, no fundo do funil estão os consumidores em fase de consideração e decisão. Nessa etapa, eles estão comparando as empresas para fazer sua escolha. É o momento ideal para estimular o contato com a sua equipe de venda.
Como uma pesquisa de mercado pode ajudar a atrair clientes?
A melhor forma de entender como atrair clientes e de que maneira a sua concorrência está atuando é fazendo uma pesquisa de mercado. Provavelmente, você já tem reunidas várias informações sobre o seu público-alvo, mas é necessário entender que o comportamento do consumidor mudou nos últimos tempos.
Saber quais são seus hábitos de consumo, estilo de vida e necessidades no dia a dia é importante para produzir um conteúdo que desperte a atenção. Além disso, traçar o perfil do seu público-alvo ajuda no desenvolvimento do seu site.
Vale lembrar também que quanto mais informações você tiver, melhor pode ser o desenvolvimento das estratégias nas redes sociais — que são voltadas ao relacionamento com o consumidor.
Para se destacar na internet também é fundamental fazer um bom trabalho de benchmarking. Trata-se de uma estratégia que consiste em comparar seus serviços e práticas empresariais com a concorrência. Esse trabalho ajuda a identificar quais são seus pontos fortes e fracos, descobrir as tendências do mercado e avaliar quais são as mudanças necessárias.
Ficar para trás enquanto a concorrência se destaca é um pesadelo que pode ser evitado. Para conseguir autoridade no ambiente online é necessário investir em um bom site e conhecer as estratégias para aumentar o número de leads.
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