Você já deve ter ouvido falar de site, hotsite, site one page e landing pages, não é mesmo? Porém, mais importante do que saber o que esses termos significam é saber qual o momento certo de utilizar cada tipo de página. Assim, sua empresa terá mais chances de aumentar o número de clientes e o faturamento.

Neste artigo, você entenderá em detalhes como esses modelos de página funcionam e para quem eles são indicados.

Site

Para começar, chama-se de site a página principal da empresa que continua no ar por tempo indeterminado. Algumas de suas utilidades são:

  • Informar os usuários sobre as atividades da empresa;
  • Exibir o catálogo de serviços realizados pela empresa;
  • Servir de canal de atendimento para os clientes;
  • Fornecer ferramentas para otimizar o relacionamento com o cliente;

Além disso, o site é uma poderosa ferramenta para você atrair mais clientes para seu negócio. Não sabia? A partir da criação de conteúdo, mais pessoas poderão encontrar sua marca na Internet, além de sua empresa ganhar mais autoridade no mercado, que é um dos principais passos para você aproximar seus contatos de seus serviços.

Como os sites têm informações diferentes e complexas, sua estrutura nem sempre é fácil de ser compreendida pelos mecanismos de pesquisa. Por isso, é recomendável que você utilize um sitemap (arquivo que mostra como é a estrutura do site). Assim, seu site terá mais chances de ocupar as primeiras posições no ranqueamento.

Falando em ranqueamento, esse é o tipo de página mais indicada quando você quer que as pessoas conheçam a marca da sua empresa e os serviços oferecidos. Além disso, são os sites que normalmente as pessoas recomendam para outras.

Hotsite

Esse tipo de página não tem a missão de ser veiculada por tempo indeterminado. Ao contrário, é planejada para servir em uma ação específica de marketing ou evento. Dessa maneira, ele normalmente não está no mesmo domínio do site principal.

Como não há excesso de informações, essas páginas apresentam estrutura mais simples e objetiva, visando determinada compra, cadastro ou contato. Para que essas metas sejam cumpridas, é importante que todos os elementos visuais sejam harmônicos, apelando para os desejos dos usuários.

Os hotsites são mais utilizados em:

  • Lançamentos de produtos, serviços ou eventos;
  • Promoções específicas (incluindo cadastros, regulamentos e a mecânica da promoção);
  • Mídia kits;
  • Eventos Culturais;
  • Página específica (landing page) para receber usuários vindos de mídias pagas;

Site One Page

Algumas empresas não ficam satisfeitas com as estruturas complexas presentes nos sites tradicionais. Assim, buscam alternativas em que os usuários possam encontrar o que desejam de forma rápida e em poucos cliques.

É o caso do One Page. Ele é carregado por inteiro, o que significa que o usuário não precisará aguardar a chegada de novas informações, ainda que queira navegar em outras seções. Dessa forma, você terá mais possibilidades de agradar seus usuários e proporcionar uma melhor experiência de navegação.

Entretanto, esse formato possui algumas limitações. Como todo o conteúdo será carregado apenas uma vez, a quantidade de informações não deve ser muito grande. Do contrário, você pode fazer a navegação do usuário se tornar mais cansativa e difícil.

Os especialistas em SEO discutem se esse modelo tem mais dificuldades para ser compreendido pelo Google. Afinal, como nesse tipo de página as informações sobre a empresa e os produtos estão em um mesmo local, fica mais difícil manter o foco em uma única palavra-chave. Entretanto, se bem elaborado e aplicado nas situações corretas, os benefícios podem ser maiores que os prejuízos.

Use o One Page caso:

  • Você não tenha uma quantidade de informações muito grande para passar aos consumidores;
  • O site não tenha muitas sessões;
  • O foco da página seja proporcionar uma experiência agradável aos usuários, levando todas as informações desejadas no menor tempo possível.

Landing Pages

As landing pages são páginas especializadas em vender ou obter mais informações dos interessados nos serviços de sua empresa. Com elas, você pode apresentar seus produtos e serviços de forma convincente e atrativa. Ou seja, o foco das landing pages é fazer com que os usuários façam as ações previstas por sua empresa, como a compra de um produto ou preenchimento de um formulário.

Normalmente, elas são utilizadas em conjunto com links patrocinados para aumentar os visitantes da página e, assim, melhorar o índice de conversão. Uma das possibilidades para isso é anunciar nas pesquisas do Google. Dessa maneira, quem estiver fazendo pesquisas relacionadas aos serviços de sua clínica, entrarão em uma página específica para aquilo que buscaram.

Ou seja, as landing pages são canais para você fazer promoções específicas para públicos que tenham o perfil de sua empresa, fazendo com que eles estejam mais próximos do consumo de seus serviços.

Diferenças práticas

Depois de entender o funcionamento de cada tipo de página, você ainda pode ter dúvidas práticas sobre a utilização de cada um desses modelos. Normalmente, para começar, as landing pages são utilizadas para atrair seus primeiros contatos, levando sua empresa a ter um relacionamento mais próximo com eles.

Já o site é o canal em que seus leads receberão conteúdo relevante, sanando suas dúvidas e ficando mais próximos da empresa. O hotsite é o canal ideal para você lançar as melhores promoções para tornar os interessados em clientes.

Se você quiser aumentar sua presença na Internet e aumentar seu lucro, você precisa criar as páginas de maneira correta, utilizando as ferramentas e técnicas disponíveis. Assim, sua estratégia para vender mais será mais efetiva. Então, independentemente dos modelos escolhidos, você precisará criar uma estratégia interessante para sua empresa e seu público-alvo. Qual você vai usar? Site, hotsite, site one page ou landing pages?

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